segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diario de Bordo

As novas tecnologias e o Manuseio de sua aprendizagem.
Sabe-se que a popularização das tecnologias de informação, desde o final do século XX, tem facilitado a busca pelo conhecimento e a integração de culturas e campos científicos. Contudo, se, por um lado, a quantidade e a velocidade com que os fatos são noticiados fazem o planeta parecer cada dia menor, por outro, é importante que as pessoas sejam capazes de pensar criticamente sobre a realidade, compreendendo as relações que as informações a que têm acesso mantêm entre si. Nesse contexto, cresce a responsabilidade dos educadores em promover um ensino organicamente integrado, para que os estudantes adquiram as habilidades de investigar, compreender, comunicar e, principalmente, relacionar o que aprendem a partir do seu contexto social e cultura.
Observa-se que uma da forma de integrar tecnologia e currículo de maneira significativa para o aluno é trabalhando com projetos que possam estar inserindo o educando e não o parando. Pois o mesmo já traz consigo a sua gama de conhecimento, e que o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, devendo instigar a curiosidade do aluno e fazê-lo buscar o seu conhecimento através de pesquisas. E também deve estar bem informado em relação às novas tecnologias para poder usá-las corretamente.
Nota-se que o computador é uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem, autonomia, criticidade e criatividade do aluno. Mas, para que isto aconteça, é necessário que o mesmo assuma o papel de mediador da interação entre aluno, conhecimento e computador, o que supõe formação para exercício deste papel. Nem sempre é isto, entretanto, que se observa na prática escolar.
Sabe-se partindo da premissa que o uso de computadores não garante, por si só, uma melhor qualidade do ensino. Pelo contrário, pode contribuir para dissimular problemas no processo ensino-aprendizagem sob uma aparente roupagem de “modernização”. O computador pode se constituir em importante ferramenta na escola se houver uma formação adequada dos professores para seu uso, uma formação que associe o domínio dos recursos tecnológicos a uma análise crítica das suas implicações na Educação e na cultura. O uso da Internet na escola pode exemplificar a multiplicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. Um dos recursos bastante conhecido são os sites de busca que podem facilitar e incentivar o aluno na pesquisa de informações e dados Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados simultaneamente. O importante é o professor conhecer cada um dos recursos para orientar o aluno
Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula;
  • Estão alerta a respeito das questões e assumem os valores que levam/carregam para seu ensino;
  • Estão atentos para o contexto institucional e cultural no qual ensinam;
  • Tomam parte do desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança;
  • Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional;
  • Procuram trabalhar em grupo, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.

Conclui-se que o currículo é o eixo organizador em torno do qual tudo se estrutura e se define na escola. Ele representa o modo de pensar dos educadores, sua percepção de sociedade, sua perspectiva para a educação dos estudantes e, num nível mais geral, as expectativas que as comunidades e a sociedade como um todo depositam sobre o trabalho da escola. Sabe-se que quando sensibilizado a trabalhar com a informática, o educador percebe-se um agente transformador da ação pedagógica e esta descoberta reflete-se rapidamente na elaboração de seu material didático e no planejamento de suas aulas. A despeito da informática educativa não se reduzir apenas a isso, é um primeiro passo para ter o professor predisposto a dominar os recursos computacionais. A partir daí, ele vai conhecer os fundamentos educacionais subjacentes aos vários usos do computador, rever os fatores afetivos, sociais, culturais e cognitivos implícitos nos processos de aprendizagem, a fim de poder acompanhar o desenvolvimento do aluno, que, de alguma forma, chega à sala de aula, influenciado pela tecnologia.sorriso
Liete Ayres.

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