segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Atividade 4.3: Investigação de experiencia, leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação: a distância, em grupos, de reflexão.

MIDIA E EDUCAÇÃO
Encontramos hoje nas salas de aulas, de forma explicita, as diferenças existentes entre os participantes do ensino e aprendizagem na forma de agir, pensar, se vestir, gesticular, falar e principalmente, o modelo mais recente dos equipamentos tecnológicas nas escolas públicas .
Esses equipamentos vão desde modelos mais simples de celulares, como os mais recentes e de alto Nota-se que o principal caminho a seguir a uma nova demonstração de mudanças vem a ser a reforma do pensamento e das atitudes do modo de ensinar, que passa pela transformação interna da maneiro de ser, pensar e agir.
Sabe-se que uma nova postura pedagógica se exige do educador de hoje, para ter as condições mínimas de comunicação com os aprendizes, essas condições estão condicionadas as ofertas ambientais trancadas nas paredes das escolas e as que são enviadas pelos convívios que entram na escola.

Para incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias, é comum o professor desenvolver em sala de aula uma prática “tradicional”, ou seja, aquela consolidada com sua experiência profissional – transmitindo o conteúdo para os alunos – e, num outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um apêndice da aula. São procedimentos que revelam intenções e tentativas de integração de mídias na prática pedagógica. Revelam, também, um processo de transição entre a prática tradicional e as novas possibilidades de reconstruções. No entanto, neste processo de transição, pode ocorrer muito mais uma justaposição (ação ou efeito de justapor = pôr junto, aproximar) das mídias na prática pedagógica do que a integração.


Para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a integração das mídias, uma das possibilidades tem sido o trabalho por projetos. Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno aprende-fazendo, aplicando aquilo que sabe e buscando novas compreensões com significado para aquilo que está produzindo (Freire & Prado, 1999; Almeida, 2002; Prado, 2003).

Sabe-se em se  tratando da aprendizagem por projeto, Prado (2001) enfatiza a sua importância pelo fato de o aluno poder aplicar aquilo que sabe de forma intuitiva e/ou formal, estabelecendo relações entre conhecimentos, o que pode levá-lo a ressignificar os conceitos e as estratégias utilizadas, ampliando o seu escopo de análise e compreensão. Entretanto, entende-se que essa abordagem pedagógica requer do professor uma postura diferente daquela habitualmente utilizada no sistema da escola, ou seja, requer uma postura que concebe a aprendizagem como um processo que o aluno constrói “como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação” .

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